Dr_Tito_psiquiatra

Dr. Tito

Dr. Tito Paes de Barros Neto - CRMSP 41.729

Olá, sou o Dr. Tito e, já deixo claro, sou contra o sofrimento. E você?

Quantas vezes você sofre por sentir medo, tristeza ou desânimo, ao ponto de não conseguir sair de casa para encontrar os amigos e se divertir? Ou tem dificuldade de se concentrar no trabalho, de tomar decisões ou, até mesmo, de pensar? Preocupações ficam martelando na cabeça e você não dorme direito.

O medo pode ser forte, tipo pavor. Sensações físicas ruins também ocorrem, como cansaço, falta de energia, coração disparado, tremor, tontura e suor excessivo.
Se isso te acontece, a vida fica sem cor. Perde a graça.

Neste momento, você pode estar pensando: como ele sabe?
E eu digo que é porque muita gente está sentindo isso e não fala. Não fala porque não sabe o que está acontecendo.
Às vezes, o problema acontece há tanto tempo que a pessoa acha que ela é assim, que isso faz parte do seu jeito de ser, da sua personalidade. E isso não é verdade.

Muitas vezes, essas manifestações referem-se a problemas de saúde conhecidos como transtornos de ansiedade ou transtornos de humor, como o pânico, as fobias e a depressão. Problemas como esses têm tratamento e devem ser tratados.
Há remédios que melhoram a ansiedade e a depressão, como os antidepressivos e os ansiolíticos. Existem, também, psicoterapias que ajudam bastante, como a Terapia Cognitiva Comportamental.

Então, se você sofre com isso, procure ajuda.
A não ser que você seja a favor do sofrimento. Eu, sou contra!

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – — – – – – – – – – – – – – – – – –

Dr. Tito Paes de Barros, médico psiquiatra e psicoterapeuta, mestrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e autor de várias obras, como o livro “Sem Medo de Ter Medo”, em sua 7ª edição. Atende pessoas com problemas emocionais, como os mencionados acima, e também aqueles conhecidos como problemas psíquicos.

Psi_Cris_Gebara

Cris Gebara

Cristiane Maluhy Gebara - CRP 06/35964

Bom dia, sou Cristiane e quero ajudá-lo a viver sem medo. Topa?

Sabe quando você fica congelado, bloqueado mesmo, perante uma situação? Que transpira muito, treme, tem dor de barriga e, se fica vermelho, ainda por cima, ouve o famoso “ai que fofo!”; ou, pior, morre de medo de que riam de você? Pois saiba que isso não é frescura, mas tem nome e sobrenome. Provavelmente, você sofre de fobia social, e isso tem jeito.

Frases que ouvimos, como “aceite que é assim”, “vá com vergonha mesmo”, “saia de sua zona de conforto” etc., não são a solução. Mas, a psicoterapia é.

Eu entendo que você tenha duas opções: ficar paralisado nesse sofrimento, ou trabalhar e aprender a lidar com ele para, assim, vencê-lo.

Então, se você sofre com isso, procure ajuda.
A não ser que você seja a favor de viver com medo. Eu, sou contra!

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – — – – – – – – – – – – – – – – – –
Cristiane Maluhy Gebara, psicóloga clínica, Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e co-autora de várias obras, como o livro “Estimados Corações”. Dedicada há mais de 10 anos à temática de medos e fobias, atende pessoas com problemas emocionais, como os mencionados acima, e os também conhecidos como problemas psíquicos.